Vinílico x Laminado x Porcelanato x Cimentício
- Nathália Wernersbach
- 29 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Na hora de escolher o piso de uma residência é comum que os clientes fiquem em um impasse, pois são várias as opções existentes no mercado e em geral as pessoas não sabem dos benefícios e malefícios de cada piso e acabam escolhendo pela estética e não pela indicação de uso de cada um.
Nesse post irei tratar de 4 tipos de piso em alta no momento: vinílico, laminado, porcelanato e cimentício. Para as duas primeiras opções indico a loja DivPiso, e para porcelanatos indico a Emídio Pais, Composé e Artmento.
PISO VINÍLICO
Essa é uma opção de piso quente e possui uma variedade de cores e textura e se assemelha muito a um piso de madeira a um custo muito mais baixo. Feito de material reciclável e considerado ecologicamente correto, o piso vinílico tem grandes vantagens sobretudo no que se refere a instalação rápida e limpa, mas para isso a superfície deve estar nivelada, uniforme e limpa.
Existem 2 tipos de sistema para o piso vinílico: o tipo click, que é mais caro mas ao mesmo tempo tem uma instalação mais rápida e limpa, uma vez que as placas são apenas encaixadas, lado a lado, e o outro sistema é o tipo manta que usam colas adesivas para a instalação do piso.
Para aqueles que não gostam do estalado que os pisos de madeira fazem, o vinílico é uma ótima opção já que ele possui um bom desempenho acústico e evitam os barulhos de "toc-toc".
Ademais, por se tratar de uma superfície impermeável, sua limpeza e manutenção é facilitada. Lembrando que em banheiros e cozinhas só é possível usar o sistema click, mas mesmo nesse caso, não se pode jogar baldes de água diretamente sobre o piso, use sempre um pano umedecido para a limpeza. Devido a essas dificuldades, ainda prefiro optar por porcelanatos que imitam madeira em áreas molhadas.
Além disso, o mais importante é que os pisos vinílicos não podem ficar expostos ao sol, pois costumam queimar com o passar do tempo ou descolar no caso do sistema do tipo manta. Por isso, não aconselho usar esse tipo de piso em varandas, a não ser que se utiliza cortinas e que elas se mantenham fechadas.
A outra desvantagem desse tipo de piso é que móveis pontiagudos podem arranhar o piso uma vez que sua resistência ao risco é menor.

PISO LAMINADO
Outra opção de revestimento que imita madeira e por isso traz ao ambiente um ar de conforto e aconchego. Trata-se também de um piso quente e possui um enorme vantagem: pode ser aplicado sobre pisos existentes. Isso evita gastos de tempo e dinheiro já que o piso antigo não precisa ser necessariamente removidos.
É ótimo para colocar em salas e quartos e por um custo médio de 50-60 reais por m2 você consegue comprar um bom piso laminado que possui garantias superiores a 10 anos de modo geral.
Entretanto, para quem tem pets essa não é uma boa opção de piso pois é muito escorregadio para seu animal de estimação, dificultando sua locomoção, dando a sensação de "patinar" para o bichinho.
Também não pode ser usado em áreas molhadas e como o vinílico não pode ficar exposto diretamente ao sol pois pode estufar.

PORCELANATO
É um tipo de piso frio, nobre e moderno, e que possui enormes variações. Existem aqueles que imitam mármore, outros que imitam madeira, metal, cimento, etc. Trata-se de um piso mais resistente que os pisos cerâmicos e por isso são um pouco mais caros. O valor do seu m2 é em geral mais caro que o do piso vinílico e que o do laminado.
Além disso, sua resistência a água é ótima, sendo excelente para as áreas molhadas de sua casa. Então para aqueles que não conseguem ficar sem jogar baldes de água no chão, o porcelanato é uma opção incrível. Outra grande vantagem desse tipo de piso é não manchar com facilidade.
Entre as desvantagens desse tipo de revestimento estão a possibilidade de lascar ou quebrar em caso de queda de objetos sobre o piso. O porcelanato também não possui uma boa acústica, além do já falado valor alto do m2.

PISO CIMENTÍCIO
O piso cimentício, ou de cimento queimado, imita o concreto e embora tenha um acabamento rústico e um aspecto industrial, tem sido uma das opções que mais crescem nas mostras de decoração de interiores por se tratar de uma tendência altamente urbana.
Em geral o valor do m2 para se fazer um piso desse tipo é bem baixo, em torno de 20 reais o m2. As manchas do piso fazem parte da estética do cimentício, uma vez que as diferentes tonalidades do cimento ficam aparentes nesse piso.
Para aumentar sua durabilidade, o uso de resinas com base acrílica aplicadas ainda na massa úmida, além de um tempo de cura maior pode ajudar em aumentar a vida útil do seu piso. Outro conselho que eu dou para esse caso é contratar profissionais já acostumados a realizar esse trabalho, pois a má aplicação pode provocar fissuras no piso cimentício.

Комментарии