top of page

Ilumine-se!

  • Nathália Wernersbach
  • 14 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

Muitas vezes entro em apartamentos em que as pessoas gastaram fortunas em pisos, móveis e revestimentos, sem nenhum projeto de iluminação. Tudo está bonito mas falta alguma coisa: a iluminação, ponto chave da arquitetura. Ela permite dar destaque a elementos importantes da sua residência. Dá vida a sua casa. Pode causar diversos sentimentos como o de conforto, quando, por exemplo, se entra em um ambiente que possui apenas iluminação indireta.


Mas hoje em dia são tantas opções de luminárias e lâmpadas que a pessoa até se perde quando vai às compras. Então resolvi fazer um post sobre os principais elementos de iluminação para você se inteirar do assunto.


Quanto as lojas de iluminação aqui de Vitória, as que mais gosto são: Avanti, Studio Design e Lampadário. Elas trabalham com marcas diferentes e todas elas tem uma diversidade de modelos para atender a todos os gostos e estilos.


Para ajudá-los, vou tratar um pouco sobre os diversos tipos de luminárias. Existem as arandelas, balizadores, os plafons, luminárias de embutir, os pendentes, os lustres, os trilhos, as luminárias de pé, os abajurs, os spots, etc.


ARANDELAS


São luminárias instaladas nas paredes e promovem uma iluminação indireta para o ambiente. Um dos tipos de arandelas que mais gosto é a de cristal, como na foto abaixo. Elas são extremamente elegantes e se adequam a diversos ambientes, desde banheiros a salas de jantar.


Outro tipo de arandela muito na moda são aquelas com 2 faixos, em que um deles é bem fininho, como no caso abaixo. Ficam excelentes em ambientes com pé direito mais altos e são tendência em espaços de circulação, como escadas e corredores.


BALIZADORES


Os balizadores sempre serviram para orientar o caminho, sinalizando corredores, espaços de passagem, mas até pouco tempo atrás não tinha design relevante, por isso só eram usados pelo caráter funcional mesmo, mas, hoje em dia, os balizadores ganharam design moderno e por vezes são usados também por uma questão estética. Podem ser instalados no piso ou na parte inferior da parede. Seguem abaixo alguns modelos:



PLAFONS


Os plafons são luminárias de sobrepor, em geral utilizados em ambientes que não possuem rebaixo de gesso, mas também podem ser instaladas sobre o gesso sem qualquer problema. Podem resultar numa iluminação difusa ou indireta e são instaladas diretamente sobre o teto. O uso delas é bastante comum, em sua casa inclusive deve haver um exemplar. É sempre responsável pela iluminação central de um ambiente. Abaixo alguns modelos bonitos para te inspirar.

LUMINÁRIAS DE EMBUTIR


Como o próprio nome diz, elas ficam embutidas no forro de gesso, conferindo um aspecto clean aos ambientes pois o alinhamento do gesso é mantido. Eu realmente acho bacana o uso das luminárias de embutir pois elas não "brigam" com o espaço. Vejam o exemplo abaixo:


As luminárias de embutir podem ter ou não borda. Hoje a moda são as luminárias no frame, ou sem borda. São mais caras do que as com bordas, mas o efeito final vale a pena.


PENDENTES


São peças penduradas por fios ou cabos. Geralmente usadas para dar destaque a um espaço específico, a um foco pontual. São muito usados sobre criados mudos, mesas laterais de sofá, em bancadas de almoço, etc. Não devem ser colocados em áreas de passagem pois você não vai querer bater sua cabeça em uma delas. Seguem alguns pendentes abaixo:




LUSTRES


Em geral, é a primeira peça que vai chamar sua atenção. São luminárias de destaque, tem um caráter decorativo importante. São semelhantes aos pendentes, pois também ficam pendurados por fios ou cabos, mas, em geral, os lustres são mais rebuscados e refinados. Muito comumente utilizados em salas de jantar e mezaninos, dão um toque chique a sua casa. Fazem maravilhas!


TRILHOS


É uma barra com spots direcionáveis. Antigamente os trilhos de iluminação eram utilizados principalmente em projetos de arquitetura comercial, em lojas sobretudo. Entretanto, hoje é tendência trazê-los para o ambiente residencial, pois conferem um efeito cênico. Dão uma pegada urbana ao ambiente. Super indico para aqueles que possuem uma personalidade descolada. Seu uso residencial é influência do estilo de arquitetura brutalista, que busca trazer a toda a verdade estrutural da edificação. Acho realmente interessante, vejam a seguir:


LUMINÁRIAS DE PÉ


Geralmente funcionam como luminária de leitura e tem uma base para que sejam apoiadas no chão. São muito utilizadas em ambientes de escritórios e ao lado de cadeiras aconchegantes de leitura presentes em salas de estar, por exemplo.


ABAJUR


Ok, todo mundo sabe o que é um abajur correto? Então vou me limitar a mostrar alguns realmente interessantes para te inspirar:


SPOTS


É uma peça de menor tamanho que direciona o foco para elementos que voce queira dar destaque em sua casa. Não serve como luz geral, tem uma função focal mesmo. É ótimo para destacar resvestimentos e papéis de parede, bem como esculturas e quadros. Fica ainda mais interessante quando se utiliza a repetição dos spots, dando uma espécie de ritmo à iluminação.



Agora voces já sabem um pouco sobre luminárias. Aproveitem, espero ter ajudado!





 
 
 

Comments


DICAS DA NATH!

#1 

Vá a mostra Morar Mais, vocês vão adorar!

 

©Decor Vix. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page